Ser ou não ser corajoso, eis a questão

Uma pergunta decisiva para os dias de hoje.

Este artigo compõe uma série de pontuações que gostaria de compartilhar com você sobre o livro “A coragem de ser imperfeito” da escritora e pesquisadora estadunidense Brené Brown.

Muito bem. Quando pensamos em coragem, talvez não associemos imediatamente o quanto a vulnerabilidade, a integridade, de uma pessoa está em jogo. Imagine um soldado que vai à guerra. Sua integridade física está confiada à incerteza.

Na verdade, não é somente indo na guerra que podemos demonstrarmo-nos corajosos, ou desenvolver esta virtude. Nas condições da vida social, afetiva, íntima… também temos uma oportunidade. Explico melhor.

A todo aquele que está na arena da vida, abraçando esforços, erros, decepções, se empenhando em algo, conhecendo ou não o triunfo; já possui considerável mérito. Desta forma, podemos inicialmente definir a coragem como a entrega a algo ou alguém em sua inteireza. Brown afirma: “vulnerabilidade não é fraqueza; e a incerteza, os riscos e a exposição emoiconal que enfrentamos todos os dias não são opcionais”.

Então, se tivéssemos excessivas garantias, ausência de riscos, qual seria nossa recompensa? Não haveria fidelidade aos próprios propósitos e o temor reinaria em nossos corações.

É aqui que a imperfeição entra. Por nos acharmos imperfeitos – e de fato somos – e nos colocarmos em uma posição que beira ao perfeccionismo, a vulnerabilidade é ainda mais necessária e anda ao lado da coragem. Imagine perder oportunidades, só porque você ainda não era o “tal”, ou não se imaginava pronto 100%. Eu já perdi algumas oportunidades. Não sei você.

O caminho da coragem de ser imperfeito é uma convocação a ousar aparecer e deixar que nos vejam. Ficarei muito satisfeito se você entender e colocar em prática o quanto antes.

Artigos como esse sempre, e primeiro, em seu e-mail, clique no botão abaixo. 

Gostou deste texto? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outros textos

Contato