É verdade que ao nos comportamos de determinadas formas temos certas consquências. Será que se mudarmos os comportamentos conseguiremos mais sucesso e saúde?
A finalidade da esfera comportamental é a prevenção de verificações, busca de garantia e promover a exposição às preocupações in vivo.
Já comentei uma vez: evitar certas coisas traz um alívio momentâneo, mas não resolve a questão. Na verdade, aí está o ciclo de manutenção.
Aqui é muito conveniente a exposição às situações que são evitadas e até mesmo com as quais a pessoa se preocupa e checa em excesso. Imagine a ansiedade que a pessoa experimenta aqui. Parece algo parodoxal, não é mesmo? Mas a “cura” está no coping, no enfrentamento.
Pode-se também listar de forma hierárquica as estratégias comportamentais que aliviam as preocupações e enfrentar de forma gradual.
Por exemplo:
- preocupação para falar em público: esquiva-se deixando outro falar;
- tomar uma decisão: esquiva-se não colocando as coisas no papel;
- tempo sempre corrido ou agitado: procura-se não ter uma ordem ou ter momento para silêncio;
- uma conversa difícil: adia-se até quando não for mais possível.
A estratégia de Resolução de problema que já escrevi sobre, você pode acessar aqui, é algo sempre necessário a se aperfeiçoar.
O manejo de tempo e metas é algo oportuno. Até mesmo porque “às vezes” (apenas para não dizer quase sempre) tentamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ou superestimamos o nosso tempo ou a nós mesmos. Para isso propor a si mesmos objetivos realizáveis e que pode ser alcançaçdos em um prazo razoável é algo mais saudável. Também já escrevi sobre isso aqui.
Aqui também entra a sabedoria e disciplina do “não”, dos limites. Tem coisas que não conseguimos fazer agora, não podemos. Assim podemos delegar as coisas e estabelecer prioridades.
Atividades de valor e presença. Alguém muito preocupado/ansioso pensa muito. Com certeza isso demanda uma energia exorbitante. A ideia aqui é intervir para que saiba aproveitar família, amigos e lazer. Viver no presente e ter atividades que gerem prazer, indiretamente dará mais força e “pique” para encarar os problemas. Por isso, não desprezemos tais coisas.
Até breve.
Artigos como esse sempre, e primeiro, em seu e-mail, clique no botão abaixo.






