Como eu tenho aumentado a produtividade

Em poucas palavras: saber o que se precisa fazer e não fazer, necessariamente, muito, mas bem feito, e perseverar. Só isso.

(Escrevi este post, lá em 2024…) Eu defini para mim que quero: 1) Aumentar minha receita; 2) Quero terminar o mestrado; e 3) Quero estudar mais e produzir bons conteúdos. Você deve ter seus objetivos (espero que tenha… se não, já vai anotando aí alguns objetivos, hein?!)

Olha o exemplo. Para o primeiro objetivo eu poderia pensar em algumas possíveis ações: a) atender mais; b) escrever um livro; c) investir; etc. Mas vou escolher uma ação, somente, e perseverar nela (por enquanto, está bem?! Nada impede de depois eu me reajeitar e implementar as coisas ou substituir). Vou atender mais. Lembrando que atender mais aqui não é somente encher a agenda, e não ter tempo para mais nada. Haja moderação!

Claro, vou definir uma ação e sua frequência (ou um plano) que possa caber as outras ações dos outros objetivos (que sejam alcançáveis, e não fora da realidade). A construção de hábito é algo bem interessante aqui. E dou a você total autonomia para escolher os objetivos e ação (apenas uma) que melhor você pense que irá resolver/funcionar na busca de seu (s) objetivo (s).

É um exercício bem prático e simples.

Digo isso tudo porque você pode querer fazer muitas coisas, ou até mesmo se acostumou a isso. Mas o caminho não é este. Não dá para equilibrar vários pratos de uma só vez (a menos que você seja um polvo, uma lula, o Dr. Octupus…). Defina os limites que caibam a você, somente a você.

Não é sobre fazer muitas coisas ou bater um recorde de quantas coisas faz e querer se superar nisso sempre. Queira se superar na qualidade.

É sobre fazer poucas coisas e fazer bem. É investir e concentrar esforços. É saber que não se pode nadar, apenas, na superfície, mas que se pode e – se deve – mergulhar para águas mais profundas (ou voar para altos voos, se preferir).

Mas o que te proponho é simples e muito básico. Por isso, pode não ser tão convincente e sedutor (… ou pode, por isso mesmo).

Mas é o que venho fazendo e quero que você consiga um bom resultado, ou bons resultados. A vida precisa andar. Não rápido demais. Mas com inteligência, com orientação, sobretudo, com ordem.

Meu recado, em suma, é que você renda mais com menos, e acredite no tempo, no esforço e na perseverança.

Por isso, poucos objetivos, uns três no máximo, vai. Uma ação para cada. Monitorar de três em três meses. Daí depois você pensa outra coisa.

 

Artigos como esse sempre, e primeiro, em seu e-mail, clique no botão abaixo. 

Gostou deste texto? Compartilhe.

1 Comentário

  • […] O manejo de tempo e metas é algo oportuno. Até mesmo porque “às vezes” (apenas para não dizer quase sempre) tentamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ou superestimamos o nosso tempo ou a nós mesmos. Para isso propor a si mesmos objetivos realizáveis e que pode ser alcançaçdos em um prazo razoável é algo mais saudável. Também já escrevi sobre isso aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outros textos

Contato